Buscar
  • Yukê Comunicação

“Precisamos criar um protocolo nacional de assistência ao pós-Covid”

Texto: Veja Saúde por Chloé Pinheiro


Programas que ensinam os sobreviventes da Covid-19 a respirar novamente estão ganhando destaque – e podem beneficiar mais gente, aponta médico


Desenho em tom marrom sobre papel amarelo envelhecido de pulmões
Imagem reprodução Wix

Durante uma pandemia que ataca especialmente os pulmões, a importância de respirar bem ficou ainda mais nítida, como destacamos na nossa reportagem de capa de maio.


Ora, estamos atentos como nunca ao jeito em que o ar entra e sai do corpo. E nas consequências de problemas nesse processo. À frente de um dos primeiros programas focados em pós-Covid no país, o cardiologista Carlos Hossri, do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo/SP, vê tudo isso na prática.


Em entrevista para VEJA Saúde, ele explica a importância da reabilitação cardiopulmonar e dos exercícios respiratórios para recuperar pessoas que pegaram o coronavírus, mas não só. Para ele, estratégias do tipo deveriam ganhar mais destaque em nome da saúde de todos.


Carlos Hossri: Depois do período inflamatório da infecção, estamos vendo a síndrome pós-Covid, uma doença multissistêmica, com problemas vasculares, neurológicos, musculares e cardíacos. O sintoma mai


CONTINUE LENDO